
Na regra atual da Fórmula 1, está estabelecida a altura máxima de 175mm para os difusores, que são originalmente fixados ao fundo plano do chassi.
Na regra atual da FIA que diz que a carroceria pode estar de 200 mm a 750 mm acima do plano de referência - o que significa 25 mm a mais de altura do difusor. A partir dai, aproveitaram-se da ambiguidade gerada pela norma, onde é aí que entra essa segunda peça.
Mas, então vocês devem perguntar...que raios tem esse tal difusor da brawn gp de tão especial!?!?
Na verdade, a nova equipe se vale de uma espécie de sobredifusor, onde da forma como este é construído, gera um downforce ainda maior.
O ar que passa pela parte de cima do difusor é o que provoca a pressão ao se "chocar" com o ar que sai do difusor.
Achei este vídeo que mostra de uma maneira um pouco mais clara como funciona o sobredifusor dos carros da Brawn GP
No vídeo também explica que os orifícios inferiores servem para sugar o ar que escorre pelos flancos do carro. Boa parte dessa porção de ar normalmente "bate" nas rodas traseiras, que são enormes, e provoca um verdadeiro caos aerodinâmico.
mas o chororô vem quando se perde...as outras equipes estão protestando a respeito da
Resumindo: Foram malandros ao tornar ambíguo a interpretação do regulamento e ao construir essa espécie de asa invertida próximo ao chão, que permite diminuir o ângulo do aerofólio traseiro do carro, evitando a resistência do ar e conseguindo assim, maior velocidade hehehehe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário