Demo Site

segunda-feira, 6 de abril de 2009

A mágica dos mágicos:Difusor da BRAWN GP

Todos os Fórmula 1 tem seu difusor. A função dele é direcionar e facilitar a saída do ar que passa por baixo do carro. Quanto mais ar sair dali, mais estável ficara o carro, principalmente nas curvas, pois este efeito gera um "downforce" na traseira do carro, fazendo o grudar literalmente no chão, já que o mesmo volume de ar que entra em uma área extensa, sai por uma única saída mais concentrada, gerando uma espécie de aspirador que prende o carro no chão. Agora, imagine um F1 sem seu difusor, por onde o ar iria passar !? Por uma pequena brecha, gerada entre o chassi e o asfalto!?Loucura!! Isso faria uma espécie de colchão de ar debaixo do carro, em especial na traseira, fazendo o carro "flutuar" com a consequente diminuição da aderência.




Na regra atual da Fórmula 1, está estabelecida a altura máxima de 175mm para os difusores, que são originalmente fixados ao fundo plano do chassi.

Na regra atual da FIA que diz que a carroceria pode estar de 200 mm a 750 mm acima do plano de referência - o que significa 25 mm a mais de altura do difusor. A partir dai, aproveitaram-se da ambiguidade gerada pela norma, onde é aí que entra essa segunda peça.

Mas, então vocês devem perguntar...que raios tem esse tal difusor da brawn gp de tão especial!?!?

Na verdade, a nova equipe se vale de uma espécie de sobredifusor, onde da forma como este é construído, gera um downforce ainda maior.

O ar que passa pela parte de cima do difusor é o que provoca a pressão ao se "chocar" com o ar que sai do difusor.

Achei este vídeo que mostra de uma maneira um pouco mais clara como funciona o sobredifusor dos carros da Brawn GP





No vídeo também explica que os orifícios inferiores servem para sugar o ar que escorre pelos flancos do carro. Boa parte dessa porção de ar normalmente "bate" nas rodas traseiras, que são enormes, e provoca um verdadeiro caos aerodinâmico.

mas o chororô vem quando se perde...as outras equipes estão protestando a respeito da


Resumindo: Foram malandros ao tornar ambíguo a interpretação do regulamento e ao construir essa espécie de asa invertida próximo ao chão, que permite diminuir o ângulo do aerofólio traseiro do carro, evitando a resistência do ar e conseguindo assim, maior velocidade hehehehe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels

Labels

Labels